dezembro 28, 2006

Experimento de Milgram

pesquisador Mel Slater recriou o clássico Experimento de Milgram em um ambiente virtual, com um personagem fictício que levava choques comandados pelo participante. O experimento analisa como as pessoas conciliam o dilema de infringir dano em outra pessoa e obedecer à autoridade, e é uma das experiências mais importantes da psicologia social.

A recriação do teste com um personagem virtual permite que o assunto volte a ser discutido, mais do que isso, leva o tema a outros níveis e traz novas questões muito interessantes. Além de como a influência da autoridade interfere nas convicções éticas pessoais, podemos começar a medir em qual grau as pessoas estão dispostas e se deixar ludibriar por ambientes virtuais, o que é chamado de suspensão da descrença (ou acordo ficcional, como é mais conhecido na literatura).


Segundo algumas das conclusões do estudo, os participantes do teste sofreram estresse emocional semelhante aos que realmente acreditavam estar dando choques em uma pessoa no experimento original, o que pode indicar que ambientes virtuais são boas alternativas para substituir pesquisas socias controversas.

ATUALIZAÇÃO: clique aqui para baixar um vídeo com um trecho do experimento (4,54 MB).

Fonte da notícia: Slashdot Science

Nenhum comentário: