janeiro 05, 2007

Super Columbine Massacre RPG



"Super Columbine Massacre RPG!" é um jogo criado pelo artista Danny Ledonne que trata dos acontecimentos no estado estadunidense de Colorado em abril de 1999, quando dois adolescentes assassinaram 12 colegas de escola, uma professora, feriram mais 24 e cometeram suicídio em seguida.

O jogo, disponível para download gratuitamente, usa um acontecimento polêmico para gerar visibilidade para si mesmo, o que já foi feito anteriormente por JFK Reloaded, jogo em que o jogador deve recriar o assassinato de John F. Kennedy, e que foi lançado no aniversário do evento em 2004.


De acordo com o manifesto do artista, "Super Columbine Massacre RPG!" é uma obra de arte que tem como objetivo causar reflexão sobre os acontecimentos daquele dia, e fomentar a discussão sobre as causas que levaram os adolescentes a fazer a matança. Para conseguir isso Ledonne faz uso de frases reais deixadas nos diários dos adolescentes, fotografias da imprensa, músicas escutadas por eles etc. Tudo isso usando o formato clássico dos RPGs como suporte.

Apesar da esperada repercussão negativa, que é rastreada pelo próprio autor, e apesar do jogo ser repetitivo, nem sempre fiel aos acontecimentos (por exemplo: é possível matar mais do que 13 pessoas, ou menos) e bizarro no final (depois da morte os dois chegam ao inferno, onde continuam lutando) a iniciativa de criar "Super Columbine Massacre RPG!" é louvável pelo simples fato de tentar mostrar o videogame como um meio de comunicação completo, uma forma de mídia genuína que está disponível para todo o tipo de conteúdo.

A lógica é simples, se podemos fazer filmes e documentários sobre Columbine, por que não podemos fazer um videogame? Se estamos lidando com uma mídia realmente séria, devemos abordar todo tipo de assunto, desde eventos históricos como o assassinato de Kennedy, as mazelas vividas por crianças na escola (Bully), a guerra no Iraque, devemos até mesmo dar espaço para jogos que propagam a fé em determinada crença, por que não?

Todos os exemplos acima têm inúmeras falhas e não fazem justiça à profundidade que os assuntos merecem, mas não é por isso que jogos polêmicos devem deixar de existir.

Um dos grandes problemas da indústria dos games atualmente é a falta de novos assuntos, por isso acredito que "Super Columbine Massacre RPG!" é uma amostra do que o videogame pode vir a ser um dia.

ATUALIZAÇÃO 1: O jogo foi removido do Slamdance Festival por pressão dos patrocinadores, o que tem causado grandes discussões e a saída de outros games que também concorriam, como o sensacional flOw, que foi removido pelos autores em sinal de protesto.

ATUALIZAÇÃO 2: Outros jogos e até patrocinadores já abandonaram o festival. Acompanhe a novela no Water Cooler Games.

Nenhum comentário: