fevereiro 21, 2007

Perder para ganhar

Como incluir acontecimentos trágicos na trama de um jogo sem que o jogador acredite ter fracassado?

Livros e filmes conseguem momentos tocantes usando a derrota como elemento chave na narrativa (a morte do pai de Simba em Rei Leão, a traição de Boromir em O Senhor dos Anéis, o coração de E.T. parando de bater apenas para voltar a pulsar momentos depois, entre tantos outros exemplos), mas nos videogames ser derrotado é muitas vezes sinônimo de fim de jogo. Qual a graça em perder?

O artigo Losing For the Win: Defeat and Failure in Gaming de Ben Schneider no Gamasutra fala sobre como os desenvolvedores de games podem usar a derrota na trama do jogo e conseguir criar narrativas poderosas.

"O que é preciso é a criação de uma linguagem de game drama, em um sentido acadêmico: um grupo de convenções estabelecidas que vão permitir que o jogador leia uma derrota como bom storytelling, e não um erro da parte dele."

Confira o artigo completo.

Imagem do jogo Call of Duty 3: logo depois da capotagem do veículo e de um desmaio, companheiros ajudam o jogador a se levantar, segundos antes de um deles ser morto por um tiro. Clique na imagem e confira o vídeo na OSTV.

Nenhum comentário: