Recompensas
A interatividade é um pressuposto básico em toda hipermídia. Toda interface convida o usuário a lidar com ela de alguma forma, seja tocando na tela, movendo o mouse e clicando nos elementos mostrados etc. Cada ação do usuário deve ser decodificada e transformada em uma reação, cada estímulo deve oferecer uma resposta. É um sistema de recompensas. E recompensas proporcionam satisfação, sensações agradáveis. Há prazer em controlar.
Por isso interatividade é uma palavra que está intimamente ligada a entretenimento. Quanto mais rica e participativa for uma hipermídia, quanto mais possibilidades de ação oferecerem, mais respostas serão devolvidas para cada ação do usuário e, conseqüentemente, mais divertida será a experiência.
Um artigo muito interessante do game designer Danc fala sobre isso: "What are game mechanics" (em inglês)
2 comentários:
Na minha opinião, o conceito de interactividade tornou-se demasiado vago e discutível. Penso que jogabilidade é o termo mais indicado quando avaliamos a interactividade presente seja num videojogo ou num produto hipermédia. Aliás, um videojogo não é nada mais nada menos do que um complexo produto hipérmedia.
Contudo convido-o a ler um artigo que escrevi sobre esse assunto aqui ->> http://pensarvideojogos.blogspot.com/2006/09/quais-os-limites-da-interactividade.html
Um abraço!
André Carita
http://pensarvideojogos.blogspot.com
Não acho que seja possível resumir tudo que há nos games em um ou outro conceito. Nem tudo é apenas interatividade e nem tudo é apenas jogabilidade. Quando eu decido abandonar meu objetivo em um jogo e apenas explorar o metaverso, estou jogando ou interagindo?
Enfim, para mim parece mesmo óbvio que videogames são como hipermídias. Mas tente convencer alguns acadêmicos disso... =)
Abraços
Postar um comentário