Construa e eles virão
O termo da moda é Web 2.0, um conceito que define a internet como uma via de mão dupla, com os usuários participando cada vez mais ativamente de tudo.
Podemos extender essa filosofia para os games?
Tive o prazer de assistir a uma palestra do Michel Lent Schwartzman, neste último sábado no InterCon 2006. Lent falou sobre o que ele chama de era do We Media, a mídia sob o domínio do consumidor, as pessoas comuns se tornando produtoras de conteúdo. Construa e eles virão, dizia ele.
Quando começaremos a ver os jogadores produzindo conteúdo de verdade para os games? Interferir realmente na história, mudar completamente o foco, criar novos conteúdos e suas próprias narrativas, reinventar o próprio modo de usar aquele game?
O jogo que chega mais perto disso atualmente talvez seja o Second Life, onde a liberdade do jogador em interferir no universo virtual é tamanha, que permitiu, por exemplo, o surgimento de um novo modelo de jornalismo dentro do metaverso. A maioria dos grandes MMORPGs, apesar de permitirem a participação colaborativa, ainda são limitados nesse aspecto.
Muitos jogos já apontam para um caminho mais colaborativo, mas podemos chamá-los de videogames 2.0?
Foto: Adam Pasick, na forma de seu avatar Adam Reuters em Second Life.
Um comentário:
Muito obrigado pelo link. Foi com enorme satisfação que conheci o seu blog. É sempre bom vermos novas e diferentes perspectivas sobre a cultura dos videojogos.
Adicionei seu blog ao meu espaço que contará, certamente, com mais visitas da minha parte!
Um abraço!
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