novembro 25, 2006

Fotografia em Metaversos

Como alguns de vocês podem lembrar, recentemente criei o grupo Videogame Photography no flickr, na tentativa de encontrar mais pessoas interessadas na arte da fotografia dentro dos games.

O grande sucesso do grupo, que tem até o momento 4 participantes, me fez deixar o assunto de lado por uns dias, até que encontrei uma reportagem da Fernanda Crancianinov na Folha Online falando sobre artistas contemporâneos que se inspiram em mundos virtuais. A reportagem aponta alguns fotógrafos-virtuais muito interessantes, e eu fui atrás de mais informações para tentar aprofundar um pouco o tema.

Karee Kayvon, em fotografia de Eva e Franco Mattes

Os artistas Eva e Franco Mattes criaram uma série de retratos tirados dentro do Second Life e transformaram em uma exposição que acontecerá na Italian Academy - Columbia University até o dia 19 de dezembro, e dentro do Second Life até o dia 29 de dezembro na galeria Ars Virtua (se você tem um avatar no jogo, pode se teleportar diretamente para o local clicando aqui, ou ver a localização da galeria no mapa).

A reportagem também menciona a exposição Photographs from the New World, de James Deavin, que fotografa paisagens geradas por usuários de Second Life, e acontecerá na galeria Jen Bekman até o dia 9 de dezembro também em Nova Iorque. (Da reportagem:) Para Deavin, o que lhe interessa como artista é entender como este novo mundo, e todas suas infinitas possibilidades, "permanece baseado nas mesmas metáforas que regulam o mundo há centenas de anos."

Outro artista indicado pela Fernanda da Folha Online é Marco Cadioli, que faz fotografias jornalísticas dentro de Second Life, e em outros metaversos como Counter Strike e Quake III. Seu trabalho é sensacional e consiste em considerar a própria internet como espaço físico, e registrá-la como um fotógrafo.

Fotografia de Marco Cadioli para a foto-reportagem ARENAE.

Para o desespero de alguns fotógrafos, a fotografia parece que pode sim extrapolar o universo físico das câmeras fotográficas. E igualar-se em relevância com a fotografia tradicional e com qualquer outra forma de arte.

Nenhum comentário: